segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maiores índices de Bullying são em escolas Particulares



Um estudo apresentado no início do mês pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância) em parceria com a FLACSO (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, na Argentina, mostra que a prática do bullying é mais recorrente em escolas frequentadas por alunos de classe alta.

A pesquisa contou com 1.690 entrevistas a alunos do ensino médio, de 93 escolas públicas e privadas. Os dados recolhidos apontam que 66% dos estudantes entrevistados presenciaram situações de humilhação, enquanto 71% presenciaram brigas entre colegas.

Nas escolas privadas, 13,2% dos alunos disseram que já foram alvos da crueldade e 15,1% sofreram com brincadeiras por conta de alguma característica física. Nas escolas públicas, esses números são de 4,3% e 12,9%, respectivamente. Fora isso, 23% dos entrevistados no total disseram já ter sido humilhados ou insultados pelos professores, diante de outros alunos.
Outro aspecto do estudo mostra que a presença de armas de fogo dentro das escolas aumentou. Um total de 8,1% de estudantes de colégios públicos e de 2,5% de colégios privados afirmou que viram outros alunos com armas dentro da escola.

O estudo também revelou que 60% dos adolescentes vêem a necessidade de adultos dentro da escola para que sejam impostos limites. Os mesmo alunos disseram que quando os docentes intervém, os episódios de violência reduzem consideravelmente.

Os pesquisadores concluíram que "falta liderança" por parte dos dirigentes das instituições e consideraram que a melhor forma de prevenir a violência é "construir uma sociedade mais justa e igualitária".


Fonte: http://www.asemanaagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário